Como manter a organização? Defina "casinhas" para as suas coisas
Foto: @maryjaneorganizer
Muita gente faz queixa pra mim:
"Anne, eu até organizo, mas na minha casa não fica organizado mais que uma semana. Minha família não ajuda, nem filhos, nem marido, e muito menos as colaboradoras!", ou "Não tem jeito na minha casa. Já desisti!"
Você é uma dessas pessoas que acha que não tem mais jeito? Que organização é algo distante da sua realidade? Calma, me acompanha aqui até o final desse texto e coloca em prática que você vai conseguir, sim, te garanto.
Para a organização se estabelecer na sua casa você precisa desenvolver um sistema. Vamos exemplificar o que é o sistema em um ambiente muito requisitado por vocês: o closet ou guarda-roupa.
Dar origem a um sistema de organização vai permitir que todos que tenham acesso ao espaço entendam de forma fácil como acessar, fazer uso e manter a organização.
Um sistema de organização vem de um planejamento de espaço. No closet, com um sistema bem definido você consegue enxergar fácil qual o setor das bolsas, o setor dos sapatos, dos acessórios, roupas íntimas, roupas de inverno etc. Quando você bate o olho você já sabe onde pegar e para onde devolver.
Para o sistema acontecer, você antes precisa definir onde será a morada dos objetos, analisando quantidade do acervo x espaço disponível e assim definir a “casinha” daquele objeto.
Mas, afinal, o que é essa “casinha”?
Quando você sabe o endereço de morada de uma pessoa? Ao dar carona a ela, você a devolve para a casa dela, certo? E é assim que funciona na nossa casa, com nossos objetos. Precisamos definir o endereço de morada dos nossos documentos, da tesoura, do cortador de unha, das pilhas, das nossas roupas e acessórios, precisamos definir a morada de tudo na nossa casa. Tornando mais fácil estabelecer a rotina e um novo hábito de tirar e devolver para o lugar.
É fácil para muitas pessoas identificar algumas casinhas como, por exemplo, o espaço para o vestido longo. Geralmente é um dos vãos mais compridos dentro de um closet, e por isso é fácil a identificação de forma visual. Mas e quando não está tão aparente? Como fazer?
Você vai precisar definir essa casinha identificando, colocando nome, até que todos aprendam onde é a morada do acervo.
Você organizou seu guarda roupa. Definiu que a primeira gaveta das quatro que você possui será a de peças íntimas + pijamas + meias. Então você acaba de definir o endereço de morada de três itens do seu acervo. Uma forma fácil de você gravar e de outra pessoa, como sua colaboradora, por exemplo, manter a organização e devolver para o endereço correto é identificando, na própria gaveta os itens que há nela.
Você pode identificar com uma rotuladora, você pode identificar com adesivo e caneta. Mas não deixe de colocar as informações neste espaço organizado. Quando você faz isso, você institui um sistema de organização. A identificação dessa gaveta será o nome de cada item que nela mora.
Quero ver você colocando em prática! Dúvidas? Coloca aqui nos comentários e vamos interagir.
Beijos,
Anne Kelly
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.