Precisa declarar o imposto de renda? Confira as dicas do Dedeko e não caia na malha fina
Já preencheram e enviaram a declaração de ajuste do imposto de renda do exercício 2023, ano calendário 2022? Não deixe para a última hora! Atente-se às documentações necessárias, principalmente todos os informes de rendimentos dos valores recebidos, tributados ou não; os informes financeiros em geral, despesas para dedução (se fizer a declaração pelo modelo completo); informação dos bens, dívidas, dentre outras necessidades que a declaração exige para cada realidade do contribuinte.
Para a obrigatoriedade do envio da declaração de imposto de renda, precisa atender pelo menos um dos seguintes requisitos:
- Ter rendimentos tributados acima de R$ 28.559,70 no ano de 2022 - sejam salários, aposentadorias, pensões, alugueis;
- Quem recebeu rendimentos isentos não tributáveis ou tributáveis exclusivamente na fonte, acima de 40 mil reais.
- Quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital, na alienação de bens ou direitos, sujeito a incidência do imposto. Contribuinte com posse ou a propriedade de bens ou direitos no valor total superior a 300 mil reais;
- Aqueles que efetuaram operações em bolsa de valores ficam também obrigados. Apenas quem no ano calendário realizou somatório de vendas, inclusive isentas, superiores a 40 mil reais.
Confira todos os requisitos no site da Receita Federal.
Quero trazer uma atenção especial para a utilização da declaração pré-preenchida, com a senha do GOV.BR, no nível prata ou ouro, você pode importar as informações que já constam na Receita Federal sobre os recebimentos, despesas com saúde, dados imobiliários e até mesmo investimentos em saldos bancários, dentre outros dados relevantes.
Se houver desalinhamentos desses valors que constam na base de dados da Receita com o que você vai enviar na sua declaração provocará pendências e desconfortos com a malha fiscal (mais conhecida como "malha fina"). Se a Receita Federal já tem as informações, usá-las como base ajudará para uma melhor declaração com maior assertividade. Além disso, caso haja restituição, usando a declaração pré-preenchida, você entrará na fila de prioridades para restituição.
Na qualidade do contador, oriente que busca um profissional da contabilidade da sua confiança e tire suas dúvidas para que possa enviar a sua declaração com maior segurança, sem contar com os encaminhamentos para que em 2023 possa melhor se organizar para a declaração do ano que vem (2024).
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.