Os cuidados ao contratar um empréstimo
Você já contratou um empréstimo temendo o capital de terceiros, ou não se importa com as consequências e age na emoção? Antes de contratar um empréstimo, o que devemos saber?
Faz-se necessário avaliar se realmente você precisa desse empréstimo, bem como se o pagamento do montante caberá no seu bolso. A fim de adquirir o crédito, pesquisar instituições financeiras diferentes é fundamental, pois taxa de juros e o prazo de pagamento podem variar. Avalie as situações e veja o que será melhor para o uso tempestivo do valor e as condições adequadas para a quitação da dívida.
Peço atenção às ofertas muito vantajosas, ou que não façam análise de créditos. Cuidado nos fornecimentos de seus dados pessoais ou documentos para as pessoas ou entidades que sejam desconhecidas. Só mantenha diálogo com instituições autorizadas e certifique-se que, de fato, é ela neste contrato, e leia tudo antes de qualquer assinatura.
O planejamento financeiro é indispensável antes de qualquer encaminhamento para crédito no mercado. Além de estudar a melhor forma de pagamento que caberá no seu bolso, poderá evitar mais dívidas e riscos no seu nome serem inserido em órgãos como Serasa ou SPC.
Não esqueça que as simulações vão te ajudar na tomada de decisão. Cuidado com os produtos casados, porque por muitas vezes aproveitam a sua necessidade para poder vender não contrate um empréstimo com taxas maiores para suprir outros já existentes com taxas menores tem esses negociar. Em ambos, a situação é melhor para aposentados, pensionistas e servidores públicos.
Na qualidade de contador, oriento evitar empréstimo sem necessidade para não comprometer a sua renda aleatoriamente. Se for a sua escolha, fique atento aos termos de adesão, assim como aos valores das parcelas e o valor total que terá que pagar até o final do contrato.
Fique ligado nas dicas do Dedeko!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.