Economia

O papel da independência financeira para as mulheres

Colunista On: André LuisContador e Empresário, Presidente do CRCBA
O papel da independência financeira para as mulheresIlustrativa/Pexels

Segundo o Banco Mundial, 75% da compra de bens de consumo é feita por mulheres que já alcançaram a independência financeira - mais um motivo pelo qual o empoderamento financeiro para as mulheres precisa atingir mais espaços.


Vale destacar que as mulheres são responsáveis por movimentar parte considerável da economia do país. Chama a atenção a qualidade dos trabalhos das mulheres na liderança dos negócios e, muitas vezes, associadas à referência de seus lares, capacidade que credencia um protagonismo importante na sociedade.


O protagonismo feminino também está ligado à representatividade, e é importante que as mulheres encontrem outras mulheres em situações similares, uma posição de empoderamento. Essa representatividade abre espaço para o protagonismo feminino ganhar força e inspire outras mulheres a buscarem e conquistarem espaços efetivos.


Mulheres com autonomia financeira e que também empreendem, geram empregos e oportunidades para outras. Essa rede de apoio e a consciência coletiva que vem com o empoderamento feminino proporciona situações como essa. Elas acabam fomentando uma rede de crescimento, aprendizado e apoio.


Destaco a importância do protagonismo feminino, evidenciando a independência financeira como uma das principais variáveis a fim de proporcionar segurança, estabilidade, autonomia, poder de escolhas e decisões próprias que impactam no seu futuro.


Fica a reflexão para todas as mulheres: independência financeira é uma relevante variável para o empoderamento feminino, e seu protagonismo nos lares e no mundo dos negócios destacam a força e exemplo para que outras mulheres sejam referências na sociedade.





*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

André Luis

André Luis

Com mais de 13 anos de atuação na contabilidade baiana, André iniciou sua vida na área acadêmica, com o ensino da matemática e da contabilidade. Com o amadurecimento profissional, após passagens por escritórios de contabilidade, abriu sua primeira empresa, a Ampla Contabilidade. Em 2018, chegou à Vice-Presidência do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e, na mesma entidade, foi  Presidente no período de 2022 a 2023.

Instagram: @andre.dedeko

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.