O papel da independência financeira para as mulheres
Segundo o Banco Mundial, 75% da compra de bens de consumo é feita por mulheres que já alcançaram a independência financeira - mais um motivo pelo qual o empoderamento financeiro para as mulheres precisa atingir mais espaços.
Vale destacar que as mulheres são responsáveis por movimentar parte considerável da economia do país. Chama a atenção a qualidade dos trabalhos das mulheres na liderança dos negócios e, muitas vezes, associadas à referência de seus lares, capacidade que credencia um protagonismo importante na sociedade.
O protagonismo feminino também está ligado à representatividade, e é importante que as mulheres encontrem outras mulheres em situações similares, uma posição de empoderamento. Essa representatividade abre espaço para o protagonismo feminino ganhar força e inspire outras mulheres a buscarem e conquistarem espaços efetivos.
Mulheres com autonomia financeira e que também empreendem, geram empregos e oportunidades para outras. Essa rede de apoio e a consciência coletiva que vem com o empoderamento feminino proporciona situações como essa. Elas acabam fomentando uma rede de crescimento, aprendizado e apoio.
Destaco a importância do protagonismo feminino, evidenciando a independência financeira como uma das principais variáveis a fim de proporcionar segurança, estabilidade, autonomia, poder de escolhas e decisões próprias que impactam no seu futuro.
Fica a reflexão para todas as mulheres: independência financeira é uma relevante variável para o empoderamento feminino, e seu protagonismo nos lares e no mundo dos negócios destacam a força e exemplo para que outras mulheres sejam referências na sociedade.
Ver essa foto no Instagram
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.