Black Friday sem fraude: os cuidados nas compras durante este período
Foto: ilustrativa/Pexels
Está chegando a Black Friday e sabemos o quanto esse momento do ano mexe com a vontade dos brasileiros em comprar. Na qualidade do comprador e gestor financeiro, preciso sensibilizar sobre os cuidados nas decisões para os gastos neste período.
Boa parte da população compra na emoção, até porque promoção é algo que nos motiva para o consumo e nem sempre compramos por necessidade. Entretanto, por necessidade ou não, a população é livre para as suas aquisições e, por isso, trago a orientação no uso básico do método da pesquisa de preço.
Primeiro, ver quanto era o valor do produto, para comparar com o desconto evidenciado e ver se, de fato, há uma redução no preço. Aumentar um valor, depois dar o desconto e o líquido ficar igual a como era antes não é redução, né? Então, acompanhe e analise os preços desde agora.
Outro ponto importante é a pesquisa entre os diferentes fornecedores para aproveitar a melhor oportunidade. Muitas vezes temos preços diferentes para o mesmo produto e a cautela na busca poderá trazer compra mais vantajosa.
Por fim, avalie se a melhor opção é pagar à vista ou parcelado. Ficando à vista, vai deixar você descapitalizado para o resto do mês. Se parcelado, vai comprometer demasiadamente a sua renda para os meses seguintes. Sendo assim, todo planejamento faz necessário. Vejam o que têm de necessidade e programem-se com os valores.
Sabemos que o poder de compra da população ainda está em baixa, mas poderemos ser mais precisos nos cuidados com os nossos gastos e, assim, não comprometeremos o consumo básico mensal.
Se liga em nossas dicas!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.