Internação de idosos contaminados com o coronavírus na Bahia cai em 77% e secretário comemora
A recomendação é que as medidas de prevenção ao contagio continuem sendo seguidas mesmo assim.
A vacina de mais de 4,8 milhões de baianos, com a primeira dose ou em dose única do imunizante contra a Covid-19, já possui resultados visíveis à população. Um deles é uma queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos, quando comparado os meses de março e junho deste ano.
Na avaliação do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, “os dados comprovam a eficácia da vacinação, mas isso só está sendo possível graças ao planejamento estadual na aquisição de insumos para a aplicação das vacinas e a logística de distribuição em até 24 horas para os 417 municípios".
Conforme a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), dados do SivepGripe, sistema de internação do Ministério da Saúde, apontam queda em todas as faixas etárias no período analisado. Entretanto, a Diretoria da Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep) faz um alerta para que as medidas de prevenção, como exemplo do uso de mascaras e o distanciamento social, continuem sendo respeitados.
“A faixa etária de 30 a 49 anos atualmente representa mais de 40% das internações, que são os públicos não imunizados ou que iniciaram recentemente. Neste contexto, o distanciamento social, o uso de máscara e a higiene frequente das mãos se tornam ainda mais relevantes para esse grupo se prevenir da infecção e evitar complicações”, afirmou a diretora da Divep, Márcia São Pedro.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.