Cidade

Câmeras flagram mulheres abandonando gato em Piatã; veja vídeo

A atividade criminosa ocorreu no último dia 18 de maio

Por Juana Castro

Câmeras flagram mulheres abandonando gato em Piatã; veja vídeoreprodução

Três dias após o início das atividades da sala de videomonitoramento da colônia de gatos do bairro de Piatã, em Salvador, o primeiro flagrante já foi registrado. As câmeras instaladas pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) captaram a atividade criminosa no local no último dia 18, por volta das 18h.


Leia mais: Prefeitura instala sala de monitoramento para coibir abandono de animais em Salvador

Nas imagens é possível ver que duas mulheres desembarcam de um carro com os felinos no local e cometem o abandono. O vídeo com o flagrante foi encaminhado à Polícia Civil para a adoção de medidas cabíveis contra as suspeitas.


[video width="1920" height="1020" mp4="https://aratuon.com.br/wp-content/uploads/2023/05/ABANDONO-GATOS-PIATA-18.05.23.mp4"][/video]

A titular da pasta, Marcelle Moraes, lamentou o ocorrido e pediu conscientização da população para evitar novos flagrantes. "Temos um intenso trabalho educativo para adoção responsável e de oferta gratuita de castração para cães e gatos, no intuito de ter o controle populacional para evitar o abandono. Esses animais são indefesos e possuem sentimento. Ao serem soltos na rua, além de ficarem expostos à violência, sentem frio e fome. Essa prática contribui ainda para o aumento de problemas de saúde pública, a exemplo de enfermidades como a raiva e ataques às pessoas em via pública".


Funcionamento


Inaugurada no último dia 15, a sala de videomonitoramento está instalada na sede da Secis, no bairro do Comércio. A implantação do serviço em Piatã, ponto estratégico utilizado para este tipo de infração na capital baiana, serve como ferramenta fundamental para coibir a prática do abandono. As lentes de alta definição funcionam ininterruptamente e possuem infravermelho para manter a qualidade das imagens mesmo à noite ou em fortes chuvas.


Crime


De acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, a pena para quem comete o crime de maus-tratos aos animais é de três meses a um ano de detenção. Recentemente, a pena de violência contra cães e gatos aumentou para 2 a 5 anos de prisão. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal. As denúncias podem ser realizadas através do Fala Salvador, no número 156.


Leia mais: Após jogo de empurra-empurra, falhas na iluminação da Orlando Gomes são consertadas


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.