Após 'apagão', consultas são remarcadas e SAMU opera com instabilidade em Salvador
Vacinas estão armazenadas em câmeras frias, que têm autonomia de 48 horas, informa a pasta
Postos de Saúde e multicentros de Salvador tiveram o atendimento comprometido após o "apagão" que atingiu diversos estados do Nordeste, Norte e Sul do Brasil na manhã desta segunda-feira (15/8).
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) informou que, devido à queda de energia, consultas e procedimentos serão remarcados. Vacinas estão armazenadas em câmeras frias, que têm autonomia de 48 horas, informa a pasta.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), porém, "estão funcionando com o plano de contingência, já que contam com gerador, e há a garantia do suporte à vida dos pacientes que se encontram sala vermelha".
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), porém, opera com instabilidade. "Com isso, as chamadas ao serviço devem ser feitas através do telefone 190", aponta a SMS.
A vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos, afirma que a pasta está monitorando todo o serviço de saúde da cidade:
“Estamos, desde o início da manhã, monitorando toda a rede, principalmente nossas unidades de urgência e emergência. Estamos com nosso plano de contingência em execução, acompanhando toda situação”.
ESCOLAS
Segundo comunicado da Secretaria de Educação do Estado, as escolas da rede estadual mantiveram o funcionamento pela manhã "com as restrições impostas pela falta de energia, como a impossibilidade de uso de equipamentos eletroeletrônicos". Ainda de acordo com a pasta, as aulas vão acontecer de forma normal nos turnos vespertino e noturno.
ENTENDA
Uma ocorrência, nesta terça-feira (15/8), na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a causa, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), da interrupção de 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.
De acordo com o MME, o problema aconteceu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição, conforme nota do governo federal, já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME informou que está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!