Monumentos históricos e locais de grande circulação em Salvador estão recebendo iluminação cênica na cor roxa neste mês. A ação pretende despertar a atenção da população e de visitantes para a campanha nacional Fevereiro Roxo, que busca alertar para o cuidado com três doenças: lúpus, fibromialgia e Alzheimer.
Dentre os espaços que estão sendo iluminados com a cor da campanha, estão fontes luminosas na Praça da Sé e na Praça Dois de Julho, no bairro do Campo Grande, o Elevador Lacerda e viadutos do BRT. A ação seguirá até o fim do mês.
SOBRE AS DOENÇAS
O lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico e causa inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico é a forma mais séria da doença e também a mais comum. Ela afeta principalmente mulheres.
A fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.
Já o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, com o passar do tempo a doença também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!