Cidade

Polícia prende homem e mulher denunciados por esquema fraudulento realizado no Detran-BA; dupla já havia sido presa

O esquema solicitava troca de placas sem necessidade e os suspeitos influenciavam no processo desde o agendamento das vistorias até a indicação de quiosques para a execução do serviço em troca de propina.

Por Da Redação

Polícia prende homem e mulher denunciados por esquema fraudulento realizado no Detran-BA; dupla já havia sido presadivulgação/MPE

Um homem e uma mulher apontados pela polícia como líder e gerente operacional da associação criminosa que realizava fraudes na prestação de serviços de estampamento de placas veiculares junto ao Departamento Estadual de Trânsito na Bahia (Detran-BA) foram presos nesta segunda-feira (27/9).


Adriano Muniz Decia e Catiucia de Souza Dias já haviam sido presos em fevereiro deste ano, quando foi iniciada a Operação Cartel Forte, ajuizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Dias depois, eles foram soltos a pedido da defesa.


O esquema solicitava troca de placas sem necessidade e os suspeitos influenciavam no processo desde o agendamento das vistorias no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) até a indicação de quiosques para a execução do serviço em troca de propina. Na ocasião, o Gaeco informou que o dinheiro era lavado fora da Bahia. 


"As cotas dos empresários do cartel vinham de um elaborado mecanismo de lavagem de capitais que utilizava um stand de eletrônicos situado na Rua 25 de Março, em São Paulo [famosa pelo comércio popular]. O "stand" movimentou mais de R$ 80 milhões em dois meses. Todas as operações de lavagem eram precedidas de alienação de criptoativos", afirmou o Gaeco na época. 


Segundo o Ministério Público estadual (MPBA),  o novo mandado de prisão preventiva, expedido pela desembargadora do Tribunal de Justiça Ivete Caldas, foi solicitado com base em uma nova denúncia na qual os dois são acusados do cometimento dos crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro. 


Na ação, o Gaeco apontou que houve “imputações gravíssimas” e que há “robusto” conjunto probatório, alcançado em três denúncias, do “risco iminente de dano irreparável à ordem econômica e à ordem pública”. 


LEIA MAIS: Bombeiros tentam conter incêndio em loja de peças para automóveis na Avenida Vasco da Gama; veja vídeo 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.