Cidade

Reforço: pelo menos 77 novos guardas municipais se formam nesta sexta em Salvador

Com a inclusão destes 77 servidores, o quadro de agentes do órgão contabiliza, agora, 1.307 agentes. A instituição tem 13 anos de existência e possui seis grupamentos.

Por Da Redação

Reforço: pelo menos 77 novos guardas municipais se formam nesta sexta em Salvador Betto Jr./Secom

O efetivo da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) foi reforçado nesta sexta-feira (23/7), após a formatura de 77 agentes oriundos do último concurso público realizado pela Prefeitura, em 2019. A solenidade de formação dos novos integrantes aconteceu na sede da Associação Desportiva e Cultura da Coelba (Adelba), em Patamares, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis.


Os novos guardas civis municipais passaram por um amplo processo de capacitação, durou 640 horas, após conclusão das etapas de convocação e nomeação. Os aprovados participaram de aulas sobre ética, cidadania, direitos humanos e atuação com grupos vulneráveis, técnicas e procedimentos operacionais no uso dos equipamentos de baixa letalidade e letais (armamento e tiro), defesa pessoal, operador de rádio HT, técnicas e procedimentos operacionais envolvendo abordagens, escolta e comboio, gerenciamento e negociação de crises, patrulhamento em grandes eventos, dentre outros.


Com a inclusão destes 77 servidores, o quadro de agentes do órgão contabiliza, agora, 1.307 agentes. A instituição tem 13 anos de existência e possui seis grupamentos (Operações Especiais, Proteção Ambiental, Grupo de Operações com Cães, de Rondas da Capital, de Motociclistas e de apoio ao Turista), além de coordenadorias e diretorias.


“O primeiro concurso para a Guarda foi em 2008, e só em 2019 houve novamente a possibilidade de, quem tinha sonho de ingressar na instituição, realizar o concurso. Foi oferecido, de imediato, 50 vagas. Muitos de vocês perderam noites de sono e tiveram ansiedade na véspera da prova e do resultado, até que seus nomes estiveram na lista dos aprovados. Veio, em seguida, toda uma expectativa para a convocação, que iria ocorrer no início 2020, mas aí o mundo foi acometido pela pandemia da Covid-19”, recordou o prefeito, Bruno Reis.


O gestor ainda e pontuou que, a partir daquela ocasião, praticamente todas as ações da Prefeitura foram voltadas para o enfrentamento do coronavírus. Além disso, uma lei complementar (173/2020) sancionada pelo governo federal impediu a convocação de novos servidores públicos no país, ainda nos primeiros meses da crise sanitária.


LEIA MAIS: Com vacinação de presos avançada, Defensoria Pública e SEAP permitem volta das visitas de forma escalonada


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.