Notícia Boa

Bienal do Livro bate recorde de público e obra baiana é uma das mais vendidas

Em todas as edições já realizadas da Bienal do Livro Bahia, o recorde de público em um único dia foi atingido exatamente na edição 2022, no sábado [12/11], com 20 mil pessoas circulando pela área de exposição.

Por Mateus Xavier

Bienal do Livro bate recorde de público e obra baiana é uma das mais vendidas divulgação/Filmart Media

A Bienal do Livro Bahia voltou a ser realizada em 2022, após um intervalo de nove anos, e superou todas as expectativas – de expositores e de público -. Entre os dias 10 e 15 de novembro, no Centro de Convenções Salvador, mais de 90 mil pessoas visitaram os estandes montados em dois pavilhões do prédio.


Ao todo, segundo a organização do evento, mais de 150 marcas expositoras e stakeholders do mercado editorial estiveram presentes. Sobre o público, a expectativa inicial de 80 mil pessoas, que havia sido prevista pela GL Events, multinacional francesa responsável pela realização. 


As obras É Assim Que Começa, É Assim Que Acaba, da norte-americana Colleen Hoover, A Biblioteca da Meia-noite, do romancista inglês Matt Haig, e Torto Arado, do baiano Itamar Vieira Júnior, foram as mais vendidas. Torto Arado e A Biblioteca da Meia-noite esgotaram.


Em todas as edições já realizadas da Bienal do Livro Bahia, o recorde de público em um único dia foi atingido exatamente na edição 2022, no sábado (12/11), com 20 mil pessoas circulando pela área de exposição. Além disso, esse também foi o público máximo já registrado em um só dia no Centro de Convenções Salvador, desde que ele foi inaugurado, em janeiro de 2020.


Os visitantes também lotaram os três espaços onde aconteceram a programação cultural da Bienal: Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil, que contaram com debates, conversas e atividades para adultos, adolescentes e crianças.


RESULTADO DOS EXPOSITORES 


No Boulevard Literário, espaço que reuniu cinco dos maiores grupos editoriais do país, o faturamento, até o penúltimo dia de evento, já havia atingido os R$ 400 mil estimados previamente pelos expositores.


Para a responsável pelo estande, Cláudia Machado, além do retorno financeiro satisfatório, a Bienal do Livro Bahia serviu também para conhecer melhor o perfil dos leitores do nosso estado. "Sentimos que há uma diferença grande no perfil do leitor baiano em relação aos do Rio e São Paulo. Lá o foco é muito forte na literatura infantojuvenil. Já aqui sentimos que existe também um interesse grande pelos clássicos", disse.



LEIA MAIS: Vídeo mostra jovem executado na frente da mãe em Salvador; ela fica na linha de tiro



Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.