Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir desta terça-feira; veja calendário
Para evitar aglomerações nas agências, o INSS elaborou um cronograma esquematizado.
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que deixarem de realizar a prova de vida a partir desta terça-feira (1/6) voltarão a ter o benefício cortado. A exigência, suspensa desde maio de 2020 por causa da pandemia da Covid-19 e sem causar a suspensão do benefício, volta a ser obrigatória para todos que recebem benefícios por meio de contracorrente, poupança ou cartão magnético e que moram no Brasil.
O instituto informou que para os beneficiários residentes no exterior, a "retomada do processo de bloqueio dos créditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta de comprovação de vida" será divulgada em outra portaria.
De acordo com o INSS, cerca de 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.
Conforme a Portaria 1.299, que retomou a obrigatoriedade da prova de vida para os residentes no Brasil, a realização da prova de vida será retomada com os benefícios em que não houve a realização por nenhum canal disponibilizado para esse procedimento. Eles integram o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial.
Beneficiários selecionados para fazer a prova de vida por meio da biometria facial e que ainda não realizaram o procedimento, devem fazê-lo pelo aplicativo Meu Gov.br ou Meu INSS, disponível para baixar na Play Store e na Apple Store. Após realizar a prova de vida por biometria facial, o segurado pode consultar o resultado pelo Meu INSS.
Para evitar aglomerações nas agências, o INSS elaborou um cronograma esquematizado. Quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2020 terá que regularizar a situação ainda esse mês. Em julho, será a vez dos beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em maio e junho, e assim por diante. O calendário segue até dezembro com a prova de vida para quem deveria ter feito em março e abril de 2021. Confira:
LEIA MAIS: Problema no sistema deixa 95 dos 170 bairros de Salvador sem água; veja lista completa
LEIA MAIS: Pretende ingressar no ensino superior? Enem 2021 já tem data marcada; saiba mais
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.